Lipoaspiração: solução para eliminar gordura localizada


De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica a lipoaspiração representa 20% das cirurgias procuradas no Brasil

Nany Sene

Imagem Ilustrativa
Uma das cirurgias mais procuradas no Brasil é a lipoaspiração, que consiste na retirada da gordura localizada. Diversas famosas já aderiram ao procedimento entre elas estão a atriz Paolla Oliveira, a cantora Anitta, a modelo Viviane Araújo, entres outras.

“Esse procedimento é indicado para pessoas que desejam remover excesso de gordura localizada, para aquelas que desejam redistribuir essa gordura tirando dos locais indesejados e colocando onde há falta desse tecido gorduroso (lipoescultura)”.explica o  cirurgião plástico Bruno Henrique Braga Passos, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

O cirurgião explica como é feito o procedimento “A cirurgia é feita em ambiente hospitalar, sob anestesia, com o uso de cânulas acopladas a um sistema de vácuo, essas cânulas, que podem ser vários calibres, são passadas repetidas vezes abaixo da pele e a gordura ali localizada é aspirada”.
Pré-operatório
“No período pré-operatório, tudo corre como em qualquer cirurgia: são feitos todos os exames de rotina, exames de ultrassom de parede abdominal, se for lipoaspirar a região anterior do abdome, uma consulta com um cardiologista e um anestesista da equipe que irá atender a paciente no dia da cirurgia” explica o cirurgião.
Pós-operatório
“No pós-operatório, é importante que o paciente se lembre de mover-se ativamente em casa, ingerir líquido, evitar exposição ao sol. A dor é controlada com analgésicos simples e a drenagem linfática é fundamental para diminuir o inchaço e evitar a formação de fibrose” alerta Dr. Passos.

De acordo com o cirurgião o período mínimo para a recuperação é de 7 a 10 dias. Mas a recuperação completa em torno de 20 a 30 dias, dependendo das condições do paciente e da extensão da cirurgia.