Marilena Grolli leva a arte para todos os lugares por meio do grafite


“Eu acho que é um bom momento sim e já se tem vários espaços de exposição” conta Marilena

Mayara Fernandes

Artista Marilena Grolli
Com quase 25 anos de dedicação exclusiva a arte Marilena Grolli, já foi reconhecida tanto nacionalmente quanto internacionalmente. Artista de nascença deu inicio a paixão quando criança. “O meu interesse pela arte ele começou na infância, eu não lembro de nenhuma fase que eu já não amasse desenhar e tivesse essa sensibilidade artística. Então na infância mesmo, na época da primeira série, eu calculo que lá pelos meus 5 anos eu já desenhava tudo que eu via e tentava reproduzir desenhos de gibi e tudo mais” conta Marilena.

Com habilidades em várias técnicas, a artista já trabalhou com cerâmica, esculturas, xilogravura, linóleo, artes digitais, entre diferentes processos. Mas o cartoon contemporâneo foi o estilo que realmente se incorporou em sua identidade e ela vem seguindo essa linha trabalho a um bom tempo. Com trabalhos em tinta acrílica sob diferentes tipos de suporte e nos muros da cidade com o grafite. Influenciada pela arte do cotidiano, se inspira em situações do dia a dia, visando trazer formas e desenhos que mostram situações corriqueiras e que vão do cômico para o trágico, e até mesmo trazendo critica a essas situações.

Com o reconhecimento e uma longa trajetória no mundo artístico, Marilena já realizou cursos, oficiais e exposições nacionais e internacionais. Além de ser premiada com sua produção artística. Foi jurada, coordenadora e curadora de diversas exposições, salões e eventos no meio artísticos.  Gestora da Artes do Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, também se dedica ao curso de Pós-graduação na faculdade Novo Oeste como professora e é galerista. 

“Todo o artista ele quer reconhecimento da arte, reconhecimento do meu trabalho graças a deus eu já tenho, respeito, credibilidade, isso eu já tenho. Mas a gente sempre quer mais, quer mais reconhecimento, quer mais respeito e que o trabalho seja ainda mais reconhecido, em diferentes países e no mundo” conta.

A artista julga um bom momento para as artes na cidade, mas ressalta que ainda é complicado o artista viver somente em prol a sua arte, pois a questão comercial ainda é complicada. Mesmo diante a reconhecimento e respeito, muitos ainda buscam meios de levar suas artes a diversos locais do país e até mesmo internacionalmente. 

“Como eu já faço arte em campo grande a mais de 25 anos, eu calculo que a uns 10 anos atrás principalmente em relação ao grafite não era um momento tão interessante, em relação a respeito, porque o grafite sempre foi considerado uma arte marginal. Diferente das artes visuais, das artes plásticas, que eu faço também exposições em telas e em vários suportes. Mas eu acho que é um bom momento sim e já se tem vários espaços de exposição”.

Marilena da Silva Grolli, filha de Maria Coelho da Silva e de Antônio Alves da Silva, 45 anos, artista visual e grafiteira. Mulher, sul-mato-grossense é uma artista que representa a nós e a nossa cultura.