Projeto de lei busca forma de diminuir casos de homicídio em MS


O estado ocupa a 6º posição no ranking de mulheres assassinadas no país segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública


Nany Sene

Foto:  Suely Buriasco
Diariamente é possível ver nos noticiários uma mulher que foi agredida ou assassinada e Mato Grosso do Sul está entre os estados que mais apresentam casos de mulheres vítimas de violência e o pior de tudo é que o ato é praticado pelos próprios parceiros. 

O estado ocupa a 6º posição no ranking de mulheres assassinadas no país segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). De acordo com a advogada Sylvia Amélia a explicação dessa taxa tão elevada de homicídios pode ser explicada pelo fato de como os casos de violência e assassinato se tornam públicos. E esses dados podem ser ainda maiores, pois muitas mulheres acabam não denunciando por medo.

Mas um projeto de lei está em tramitação na Assembleia Legislativa e tem como finalidade reduzir o número de vítimas. O Projeto “Ronda Maria da Penha” baseia-se na criação de uma linha direta disponível para as vítimas 24 horas por dia, e também aumentar das rondas. O projeto busca complementar outro já existente no estado o “Programa Mulher Segura” (PROMUSE) que trabalha com a prevenção da violência.