Rafael Mareco: Dando asas à criatividade


Artista visual fala sobre o sonho que começou na infância

Mayara Fernandes


Arquivo pessoal do artista
A história do desenho, começa quase que ao mesmo tempo do homem das cavernas. Naqueles locais ficaram gravados desenhos de hábitos primitivos, que eram as formas de se expressar e se comunicar antes mesmo que de se consolidar uma linguagem verbal. Ao longo dos séculos, o desenho acabou se tornando além de uma forma de comunicar, forma de arte e expressões mais profundas. Sendo assim, utilizado em diferentes vertentes, como fotografia, cinema, e até mesmo imagens cenográficas.

Rafael Mareco, artista visual, iniciou o seu interesse pelo desenho copiando desenhos animados da TV, quando criança. Com o incentivo da mãe e aulas, se encantou pelo mundo e não deixou mais de produzir suas artes. “Uma das minhas maiores motivações é dar asas a minha criatividade, produzir algo que nunca produzi, falar com as pessoas de forma diferente” conta o artista.

Com artes digitais e manuais, Rafael já participou de exposições marcantes para a sua carreira, a primeira em 2012 chamada “Bagagens” que se aprofundou na leitura dos sentimentos e memórias que levam para a vida, através de uma mala. E a segunda, foi em 2015 chamada “Conexo”, onde teve o enfoque na ideia de reutilizar descartados dando um novo sentido e criando narrativas através da junção entre reciclagem, arte e tecnologia.

Arquivo pessoal do artista
“Atualmente, venho produzindo um pouco de cada coisa, mas de fato venho me empenhando no grafitti, tentando leva-lo para o lado comercial. Em paralelo a isso venho me aprofundando em ilustração digital e animação.” Com a meta de chamar atenção e levar a arte a diversos locais, o desejo é que chegue a diversas pessoas tudo o que é produzido.

A arte em Campo Grande vem tendo um momento para que artistas regionais tenham a possibilidade de crescer e trazer sua arte para diferentes locais da cidade. Com o crescimento da área cultural, tendências e oportunidades surgem como forma de melhorar e levar o reconhecimento para os artistas.

Valorizar a cultura e o artista regional é uma forma de levantar a história da cidade e de fortalecer aqueles que estão a nossa volta. Confira o trabalho de quem está próximo de você e sempre que possível colabore, tanto divulgando, enaltecendo ou ajudando financeiramente.