Continua a crise hídrica em Campo Grande


Para evitar um racionamento a população precisa fazer uso consciente de água

Jurandi Libero com assessoria
Imagem Internet
As altas temperaturas somadas a seca prolongada, e um aumento de 5 graus acima da média da temperatura para essa época do ano, Campo Grande está registrando recorde no consumo diário de água pela população. Somente nos primeiros dias de setembro o campo-grandense já consumiu 20 milhões de litros de água a mais por dia, se compararmos com o mesmo período do ano anterior.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e a Defesa Civil a capital está em alerta vermelho. A concessionária de águas pede o apoio da população no consumo consciente de água durante o período de estiagem.
“Estamos com todas as equipes fazendo um trabalho emergencial em termos de reforço no abastecimento, ações de contingenciamento e soluções para aumento da produção de água, porém algumas regiões podem ficar desabastecidas neste período mais crítico”, afirma o diretor executivo da Águas Guariroba, Celso Paschoal.
As regiões que já foram afetadas pela estiagem são: Alves Pereira, Universitário, Parati, Piratininga, parte do Aero Rancho, Columbia, Anache, Jd. Presidente, Indubrasil, Santa Emília, Portal Caiobá, Tijuca I e II, Centenário, Moreninhas, Giocondo Orsi, Progresso, Mansur, Tiradentes, Flamboyant, Margarida, Estrela do Sul, Otávio Pécora, Coophasul, Laranjeiras, Coophatrabalho, Talismã, Seminário, Norte Parque, Carajás, Santa Luzia, Pioneiros, Campina Verde, Itamaracá, Bálsamo, Marajoara, Los Angeles, Dom Antônio Barbosa, Amambai, Taveirópolis, Coophamat, Aquarius, Rita Vieira e Bela Laguna.    
De acordo com a Águas Guariroba apesar do lançamento da campanha para um consumo consciente, uma racionalização não é descartada e somente o retorno das chuvas podem amenizar a situação. As previsões para a volta das chuvas não são nada animadoras antes de novembro. Por isto a população deve continuar economizando.
Dicas para isso envolvem varrer as calçadas em vez de lavar com mangueiras, fazer uso racional das maquinas de lavar roupas, excesso de tempo no banho e evitar chuveiros e torneiras o tempo todo abertas, dentre outros.
A empresa continua monitorando o nível dos reservatórios e trabalhando os sistemas para agilizar o uso de outras fontes, como os poços profundos e interligação entre as redes de abastecimentos entre diversos bairros. Também estarão disponíveis caminhões pipas para emergências e colocou à disposição os seus canais de atendimentos para qualquer dúvida e informações. 0800 642 115, ou 115 e também pelo WhatsApp 99123-0008.