Plástico o mal do século XXI


#chegadeplastico a campanha que vem para conscientizar

 Jurandi Libero 
Um dos maiores problemas ambientais atuais do planeta são os plásticos, infelizmente esse material que é extremamente poluente, devido ao seu longuíssimo processo de decomposição, faz parte do nosso cotidiano. Muitas pesquisas apontam que a poluição plástica que está acontecendo nos oceanos é responsável pela morte de muitas espécies de animais marinhos.
Resende Junior, jornalista, fotografo e mergulhador é apaixonado pela vida marinha e depois de testemunhar os males que a poluição vem causando no meio ambiente resolveu criar a campanha #chegadeplastico, que vem crescendo cada vez mais e sendo apoiada por diversas personalidades.
Na campanha o mergulhador afirma que é possível a substituição deste material por algo menos poluente e contaminante. “Hoje é possível substitui-lo por produtos de papel, que tem uma decomposição mais rápida e menos danosa, por vidros que podem ser reutilizados” afirmou.
Estudo ainda apontam que devido à contaminação composta pelo plástico ingerido pelos animais pode acabar causando problemas à saúde humana, pois após a ingestão da carne contaminada é possível que cause diabetes, câncer e aumento de pressão em animais e pessoas.
Dados ainda apontam que apenas 8% do plástico produzido são reaproveitáveis, mas apenas 5% realmente são totalmente reciclados. Portanto 95% do plástico é descartado na natureza sem nenhuma preocupação
Hoje cidades como Salvador, Recife e Rio de Janeiro estão totalmente tomadas por este material que foi descartado. O petróleo é responsável pelas mudanças mais radicais no planeta nos últimos cem anos e por grandes danos a população em geral. E tem gerado mais miséria do que riquezas em algumas nações.
O petróleo já pode ser substituído por materiais menos poluentes e que tem um período de decomposição mais curto. De acordo com o Canal Globo Rural, pesquisadores da Goodyear e da americana United Soybear (USB) já estão produzindo pneus veiculares com óleo de soja e sílica de casca de arroz. São produtos ecologicamente corretos, recicláveis, mais seguros e totalmente renovável, sem citar que tem durabilidade maior e um custo 30% menor. Isto com sem falar na inclusão econômica dos países produtores de grãos
Quer fazer parte dessa corrente do bem? Qualquer atitude por menor que seja ajuda ao meio ambiente. A mais simples começa em casa com a separação correta do lixo doméstico, destinado os materiais recicláveis para a coleta seletiva e a tomada atitudes conscientes como o uso de sacolas retornáveis no supermercado e a redução do uso de itens plásticos como copos e canudos. Seja consciente o meio ambiente agradece.