Situação climática atípica castiga Mato Grosso do Sul


Onda de calor e temperaturas elevadas devem continuar até novembro

Jurandi Libero


Foto: Jurandi Libero
Nas últimas semanas Mato Grosso do Sul vem sendo atingido por uma onda de calor intensa, que tem causados problemas em vários níveis, desde de a saúde até problemas ambientais. Tudo se deve à falta de chuvas, aos ventos que tem atingido 50 a 60 km por hora e a baixa umidade do ar.

Segundo o meteorologista Nátalio Abrão essa situação crítica deve continuar pelo menos até o fim de setembro. Por isto a população deve tomar vários cuidados para se manter saudável durante esse perdido, tais como: tomar bastante líquidos, não se expor ao sol nos horários de pico, que vai desde a metade da manhã e até o fim da tarde, usar protetor solar de fator elevado, usar roupas leve e frescas, se proteger do sol forte e alguns cremes para hidratação da pele e evitar fazer exercícios físicos durante os horários mais quentes do dia.

“No decorrer desta semana não há previsão de mudança e as condições atuais permanece em diversos municípios. Em alguns a temperatura deve passar a barreira dos 40°C e com tendência de alta” é o explica o meteorologista.

Foto: Jurandi Libero
Ainda este mês a previsão aponta que em Coxim, Sonora, Pedro Gomes e os municípios na divisa com o Mato Grosso a temperatura deve ultrapassar 45°C. O que pode causar muitos danos estruturais em muitos municípios. Outra situação curiosa é que esta mudança climática tem interferido até nas florada dos Ipês, típicos dessa época do ano.

Este ano a situação climática aqui na nossa região está totalmente atípica e isto pode comprometer a saúde da população, principalmente crianças, idosos e sem esquecer os animais. Os pets também são muitos prejudicados com estas mudanças, portanto você deve manter seu animalzinho em locais arejados e protegidos do sol e evitar passeios nos horários de picos, pois o sol quente eleva a temperatura do solo o que pode causar queimaduras graves nas patas dos animais.