Combate ao incêndio no Pantanal ganha reforço do Distrito Federal


Vinte e nove bombeiros de DF vão ajudar a combater os incêndios no Pantanal

Jhenifer Renata

Foto: Yahoo Notícias/ reprodução 
Devido à gravidade dos incêndios que vem assolando a região do Pantanal Sul-mato-grossense vinte e nove militares do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal foram enviados para ajudar no combate as queimadas que atingem o Pantanal há dez dias. A equipe sai de Brasília na quarta-feira (6). Além dos bombeiros, serão enviadas seis viaturas e a aeronave Nimbus 01.

Informações da Defesa Civil apontam que o fogo se alastrou por uma área de cerca de 130 mil hectares. O incêndio no Mato Grosso do Sul se espalhou por dois importantes pontos para o Pantanal: o Parque estadual do Pantanal do Rio Negro, considerado berço dos peixes do bioma, e uma parte da Serra do Amolar, que também abriga diversas espécies animais e vegetais.

O governo do estado de Mato Grosso do Sul solicitou através da Defesa Civil Nacional, o apoio dos militares do Distrito Federal. Segundo o governo do estado de Mato Grosso do Sul, são “proporções nunca registradas” e “cenário de devastação”. A faixa de fogo vai da BR-262, que leva até a cidade de Corumbá, até pontos de difícil acesso no meio da mata.

Este, é o segundo incêndio de grandes proporções no Pantanal em dois meses. No primeiro, foram destruídos 35 mil hectares em uma fazenda. Dados do Inpe, mostram que houve um aumento nas queimadas na região. Nos primeiros três dias de novembro, foram 393 focos, sendo que a média para todo o mês é de 405.