Questão do Enem é anulada por repetição


Não é a primeira vez que uma questão é anulada por repetição de outra prova

Jhenifer Renata com Brasil Escola

Reprodução Internet
Na manhã desta terça-feira (19) o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou a anulação de uma questão de ciências humanas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2019 (Enem). Segundo o instituto, a questão 90 do caderno azul (78 do amarelo, 66 do branco, 72 do rosa), já havia aparecido na prova do ano passado para candidatos com deficiência visual, e não porque contenha algum erro de enunciado ou opções de respostas.

A anulação da questão não irá comprometer a nota dos participantes, isso porque o Enem utiliza a teoria da resposta ao item (TRI), metodologia que considera a combinação da coerência do padrão de resposta do candidato com o nível de dificuldade de cada questão.

No comunicado do instituo conta a seguinte declaração "O caderno Ledor é preparado para os aplicadores que atuam como ledores para os participantes que, por algum motivo, solicitam auxílio para a leitura da prova como recurso de acessibilidade. (...) As provas do Caderno Braile e Ledor, por exemplo, contêm a descrição de gráficos, imagens, esquemas e outros recursos visuais utilizados e questões que inviabilizam ou dificultam demasiadamente a compreensão por parte dos participantes com algum tipo de deficiência visual são substituídas".

Esse, é o segundo ano consecutivo em que uma questão do exame é anulada por ser repetida e já ter aparecido em outra prova.  Em 2018, uma questão da prova de matemática teve o mesmo fim, depois de professores do Curso Anglo, em São Paulo, terem identificado que ela já havia sido publicada em 2014 no vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).