Relatório aponta que Brasil é o 9º país que mais envia estudantes para os EUA


Os dados apontam um aumentando 9,8% entre 2018 e 2019

Jhenifer Renata e Assessoria

Reprodução: Acontece no Vale
O Brasil é o nono país que mais envia estudantes para os Estados Unidos da América (EUA) segundo dados do Relatório Open Doors 2019, divulgado este mês. Os dados apontam um aumentando 9,8% quando comparado às matrículas de 2018 e 2019.

Segundo dados do Intercâmbio Educacional Internacional e do Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais do Departamento de Estado dos EUA, o número total de estudantes estrangeiros no país aumentou 0,5% atingindo um recorde de 1.095.299 no ano letivo de 2018-2019.

O Brasil também experimenta um aumento significativo de 29,9% no recebimento de estudantes dos EUA em relação ao último ano. Conforme dados do relatório Open Doors 2019, os Estados Unidos continuam sendo o principal anfitrião de estudantes internacionais em todo o mundo.

Desde 1954, o Open Doors é realizado anualmente pelo Institute of International Education (IIE – Instituto de Educação Internacional). Na pesquisa, contém informações sobre os estudantes internacionais que vão estudar nos Estados Unidos, e também sobre a situação reversa (estudantes americanos no exterior).

O encarregado de negócios interino William Popp, destacou a importância do estudo internacional para a missão dos Estados Unidos no Brasil. “O intercâmbio educacional entre o Brasil e os Estados Unidos é uma prioridade para nós. Estamos muito satisfeitos em ver aumentar o número de brasileiros que escolhem os Estados Unidos como seu destino de estudo preferido e esperamos que o crescimento em nossos intercâmbios educacionais continue. Fortes parcerias entre instituições americanas e brasileiras como o Education USA, a Fulbright, a CAPES e outras ajudaram a tornar esse aumento possível” comentou Popp.