Reflore reúne jornalistas para esclarecer tudo sobre o setor florestal


Jornalistas da capital participaram do 2° Encontro de Comunicação do Agro Setor Florestal, em Três Lagoas


Juliana Alves

2° Encontro de Comunicação do Agro Setor Florestal
reúne jornalistas de todo o estado
Aconteceu na última terça-feira (12) o 2° Encontro de Comunicação do Agro Setor Florestal, em Três Lagoas.  O evento organizado pela Reflore MS (Associação sul-mato-grossense de produtores e consumidores de floretas plantadas) teve como objetivo levantar o diálogo entre o setor e a comunicação no estado.

A Reflore levou com eles para a cidade das águas jornalistas de vários veículos de comunicação da capital, incluindo o Uniderp Notícias. A viagem foi dividida em duas etapas, na primeira os jornalistas tiveram a possibilidade de conhecer a Eldorado Brasil, empresa produtora de celulose, que abriu as portas da fábrica para esclarecer tudo sobre o processo de produção, desde o plantio das florestas até o empacotamento do produto final.

Na segunda etapa da viagem os jornalistas participaram de um bate-papo com figuras importantes do setor florestal. Tais como Clóvis Tolentino Junior, consultor técnico do Sistema Famasul; Dito Mário, diretor executivo da Reflore MS; e Cindy Correa, gerente de comunicação da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá).

Durante o encontro, que aconteceu no Fatec Senai de Três Lagoas-MS, os jornalistas foram expostos a realidade do setor florestal, foram esclarecidos mitos e foi demonstrada a importância do setor na economia do estado.

Saiba mais dobre cada etapa do encontro:

Eldorado Brasil

A empresa escolheu Mato Grosso do Sul como sede devido as boas condições climáticas e de solo que o estado oferece para o plantio de florestas de eucalipto. Em Mato Grosso do Sul o nível médio de chuvas em 13000 a 190 milímetros de chuva ao ano e com temperaturas que também favorecem o desenvolvimento de Cultura do eucalipto. Outro fator positivo do estado é o zoneamento ecológico, que é um instrumento de organização territorial, planejamento eficiente do uso do solo e efetiva gestão ambiental.

A empresa investe em diversos campos tecnológicos para auxiliar no plantio do eucalipto e na produção da celulose. Ao visitar a fábrica o grupo pode testemunhar em primeira mão a preocupações as precauções tomadas para que o processo seja o menos impactante no meio ambiente, desde o momento do plantio (com plantas selecionadas) até o processo industrial (uso de energia produzida pela própria fabrica).

Todo o processamento da madeira para a celulose é controlado de uma sala de controle onde técnicos especializados verificam todo o processo e acionam equipes especiais para a resolução de problemas, caso necessário.

Além da energia que é utilizada na fábrica ser produzida na própria fábrica, toda a água usada na indústria é captada do Rio Paraná e devolvida ao rio tratada, onde a zona de captação fica abaixo da zona de devolução garantindo a qualidade do tratamento da água. Outra preocupação é quanto à emissão de gases, todos os gases emitidos passam por um sistema de filtragem para atender todas as especificações do órgão regulador.

Durante a visita os jornalistas puderam acompanhar também o processo final da produção da celulose que envolve o corte a separação e a embalagem do produto final. Foi uma visita muito produtiva demonstrando todo o potencial do setor florestal.

2° Encontro de Comunicação do Agro Setor Florestal

Na segunda etapa da viagem os jornalistas puderam esclarecer diversas dúvidas sobre o setor com pessoas renomadas na área. Na primeira palestra Clóvis Tolentino Junior expos sobre desenvolvimento do Setor Florestal no estado desde o início, mostrou a evolução e os desafios enfrentados pelos produtores de florestas.

Ele também explicou sobre a parceria do Senar MS com os produtores e empresas para a qualificação da mão de obra. “O Senar qualifica o trabalhador da indústria é um acordo entre ambos. Mas caso o individuo queira fazer o curso ele deve procurar o sindicato rural local para que o Senar possa encaminhar o instrutor ao local para dar o treinamento” esclareceu Tolentino.

Na segunda palestra o diretor executivo da Reflore MS, Dito Mário, esclareceu muitos mitos do setor, tais como a lenda de que o eucalipto drena o solo o torando seco e infértil. E, além disso, explanou sobre as possibilidades que o setor traz para a economia.

“Nós somos um setor importante dentro do Mato Grosso do Sul. Celulose ocupa o primeiro lugar na exportação esse ano, e tem uma tendência forte de melhorar, de o preço subir e de a gente realmente estar fazendo o desenvolvimento da região. (...) Quanto a esses mitos já foram esclarecidos há muito tempo, e o que realmente queremos com esse encontro é desmistificar esses mitos, por que a ciência já comprou que eles não são reais” explicou Dito Mário.

Por fim a gerente de comunicação da Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), Cindy Correa, trouxe esclarecimentos sobre como o setor tem potencial e sobre as inovações, e como a comunicação faz parte de tudo isso.

“O setor agro florestal é um setor do agronegócio e esse setor percebe as realidades climáticas do país e está trabalhando para se adequar a essa situação. Então uma empresa que planta eucalipto ela já começa a desenvolver um eucalipto que precisa menos de água (...) esse é um cenário que precisa ser percebido por todos desde a indústria que está produzindo até o consumidor que está consumindo. E o nosso objetivo coo Ibá é conscientizar o maior numero de pessoas sobre esse cenário de emergências climáticas” explicou a comunicadora sobre uma das campanhas da Ibá.

Depois desse encontro todos os jornalistas puderam expor suas opiniões e visões sobre o que foi exposto, tirando duvidas e buscando mais unidade sobre o assunto. Sem duvida esse tipo de iniciativa facilita o trabalho dos jornalistas aproximando o setor florestal da população através da comunicação.

Confira abaixo as fotos da visita à Eldorado Brasil: