Responsabilidade é o melhor adereço para o carnaval


Dicas para uma festa sem sustos e com muita e diversão

Johnny Gomes

Reprodução / Blog Ale
O carnaval está chegando e muita gente vai cair na folia, nós do Unifolha preparamos uma matéria com dicas e orientações para você curtir da melhor maneira e sem sustos. Para isso buscamos algumas informações com instituições de segurança pública.

As principais dicas do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul vão para os foliões que irão curtir o Carnaval longe de casa. A corporação recomenda aos foliões cuidados antes mesmo de sair de sua residencia, para não ter uma notícia desagradável ao retornar. Então se for viajar feche os registros de água e gás e retire os eletrodomésticos da tomada para evitar queima de equipamentos em alterações de tensões.

Aos foliões que vão curtir o carnaval nos blocos de rua e estiverem acompanhados de crianças é necessário sempre estar atento a eles, identificá-los com pulseiras com nome e telefone dos responsáveis, isso pode facilitar o reencontro caso elas se percam. E caso encontrar uma criança perdida em meio à folia, verifique se ela possui pulseira de identificação caso não as encaminhe para um posto do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar.

Já quem vai curtir a folia em rios e balneários deve tomar cuidado com a água, não mergulhar em locais que não conhece a profundidade, sempre que for nadar avisar para que local esteja indo e quando pretende retornar e se possível dê preferência para lugares que possuem guarda-vidas.

Há também quem prefira pular o carnaval em clubes e boates, para esses a orientação dos bombeiros é que logo ao chegar verifique o local das saídas de emergência e evite parar em frente das portas. Os bombeiros ainda ressaltam cuidado com exageros, hidrate-se e não abuse do consumo de bebidas alcoólicas, uma alimentação leve ajuda a curtir com mais disposição. E em caso de emergência o número dos bombeiros é 193.

Para quem vai cair na estrada a Policia Rodoviária Federal (PRF) recomenda que a viagem seja planejada com antecedência verificar o percurso a ser percorrido, buscar informações sobre as condições do tempo, locais de parada, restaurantes e também redobrar a atenção em relação a documentação do veículo.

Seja sua viagem grande ou pequena a PRF reforça que um ponto importante é em revisão veículo, alguns itens são indispensáveis como a calibragem dos pneus que devem estar em bom estado; no motor o óleo e nível da água do radiador devem estar no nível ideal. Não se esquecer de verificar a presença e estado dos equipamentos de porte obrigatório, principalmente pneu estepe, macaco, triângulo e chave de roda, além dos limpadores de para-brisas e luzes do veículo. 

Em viagens mais longas o ideal é que o condutor faça paradas a cada três horas, ao dirigir observar as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem. Nos trechos em obras, o motorista deve reduzir a velocidade e obedecer à sinalização local e lembrando caso precise em alguma situação de emergência o número da PRF é 191.

Essas dicas são preciosas para curtir o Carnaval com segurança, então fiquem atentos e boa folia.