Sem biometria, eleições 2020 terão medidas sanitárias rígidas

Mesários e eleitores deverão utilizar máscaras de proteção e higienizar as mãos constantemente durante votação.

Thaís Cintra

Mesários deverão seguir medidas de segurança rígidas
TRE-MS

Com adequações no sistema de votação, as eleições deste ano deverão seguir todas as medidas de biossegurança impostas pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Na semana passada o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), recebeu equipamentos de proteção individual (Epi's) e materiais necessários para a prevenção contra a Covid-19 nos locais de votação e seções eleitorais.

Dentre as medidas inclusas no plano de segurança sanitária, estão a utilização de álcool em gel, máscaras de proteção tanto para eleitores como para mesários, sendo estes com uso de Facechild. Vale ressaltar que a votação ocorrerá entre às 07h da manhã e 17h da tarde, do dia 15 de novembro de 2020, já com acréscimo de uma hora.

A distância entre os mesários será de 1,5m e as filas de eleitores seguem a mesma regra. Na hora da votação, o eleitor terá de mostrar um documento com foto para o mesário, no qual ficará responsável por confirmar os dados de identificação em voz alta.

TRE-MS

Em seguida, o eleitor preenche a lista de confirmação e se dirige à cabine de votação para completar o processo. Durante o tempo de permanência do eleitor na sala com os mesários, não será permitido o uso de celulares e nem o contato físico entre ambos.

Entrega de Epi's

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem feito a distribuição dos materiais em todo território nacional. O prazo final das entregas é 30 de setembro, sendo que a distribuição será realizada de maneira parcial de acordo com o volume de materiais.

Confira as orientações no vídeo: