Hoje é o dia mundial da Luta Contra a Aids

Mato Grosso do Sul é o 7° maior na taxa de detecção de casos do país


Yara Borges com assessoria

Prevenção e conscientização são os melhores remédios
Foto: Calendarr

Hoje, dia 1º de dezembro, é celebrado o “Dia Mundial da Luta Contra a Aids”. A Secretaria de Estado de Saúde alerta para a necessidade de prevenir a doença e o diagnóstico precoce. O tratamento com medidas de prevenção e profilaxia, contribuem para diminuir a transmissão sexual e a transmissão vertical da doença, dando qualidade de vida ao portador do HIV/AIDS.

Em Mato Grosso do Sul existem mais de 11 mil pessoas com HIV. Em 2020, foi registrado um declínio das notificações, sendo 591 casos novos de HIV e 267 casos de AIDS, totalizando 858. São 602 homens que representa 70% e 253 mulheres, 30%. O estado é o 7° maior na taxa de detecção de casos do país, com 24,2 casos por 100.000 habitantes. A taxa nacional é de 17,8 casos por 100.000 habitantes.

A Secretaria Estadual de Saúde distribuiu 2,6 milhões de camisinhas a todas as unidades de saúde dos 79 municípios. Lembrando que a neste caso a prevenção é o melhor remédio.

HIV ou AIDS? Qual é a diferença?


HIV e Aids não são sinônimos. HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) é o vírus causador da AIDS, que ataca células específicas do sistema imunológico (os linfócitos T-CD4+), responsáveis por defender o organismo contra doenças. Ao contrário de outros vírus, como o da gripe, o corpo humano não consegue se livrar do HIV. Ter HIV não significa que a pessoa desenvolverá aids; porém, uma vez infectada, a pessoa viverá com o HIV durante toda sua vida. Não existe vacina ou cura para infecção pelo HIV, mas há tratamento.

AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é a doença causada pelo HIV, que ataca células específicas do sistema imunológico, responsáveis por defender o organismo de doenças. Em um estágio avançado da infecção pelo HIV, a pessoa pode apresentar diversos sinais e sintomas, além de infecções oportunistas (pneumonias atípicas, infecções fúngicas e parasitárias) e alguns tipos de câncer. Sem o tratamento antirretroviral, o HIV usa essas células do sistema imunológico para replicar outros vírus e as destroem, tornando o organismo incapaz de lutar contra outras infecções e doenças.


Tags