Candidíase: Saiba como se prevenir dessa vilã diária

Os sintomas da doença podem variar de pessoa para pessoa, portanto atenção é importante

Janaine Mendes

Foto: Janaine Mendes
Uma das coisas mais comuns entre as mulheres é o corrimento vaginal, e nos últimos tempos, a vida corrida de mulheres e jovens têm deixado a desejar, o descuido do dia a dia tem causado um tipo de infecção no grupo feminino, a Candidíase. Nunca ouviu falar nisso antes? Mas já sentiu, com certeza.
Quase toda mulher já teve aquele corrimento seguido de coceira e com aspecto esbranquiçado. Essa doença é causada pela proliferação do fungo tipo cândida albicans, que já faz parte da flora vaginal. No entanto, ele pode proliferar e causar desconfortos, principalmente em quem possui imunidade baixa. “os sintomas são coceira, dor e vermelhidão na área vaginal, ardor ao urinar, corrimento branco com ou sem cheiro e dor durante o contato íntimo”, explica o ginecologista Matheus Borela Rodrigues.
Ainda de acordo com o ginecologista, a Candidíase não é considerada uma Doença Sexualmente Transmissível (DST). mas para a secretária Myllenna Poncce, 28 anos, o pensamento foi diferente. Ela conta que após sentir os sintomas prescritos pelo médico, pensou que havia contraído alguma DST. “No começo fiquei apavorada e triste, eu sentia apenas mau cheiro, me sentia podre. Não estava acreditando. Fui ao médico, ele me explicou direitinho o que havia acontecido, então, fiquei mais tranquila. Em dois dias já estava bem melhor”, relata.
Já a estudante Karina Teixeira, 20 anos, começou sentindo muita coceira e odor. “Eu não me aguentava, era um cheiro e uma coceira muito forte, ardia demais. Sensação horrível”, diz a estudante conta que procurou um médico, e que ele receitou uma pomada vaginal. “Em uma semana eu melhorei”, afirma a estudante que julga ser como principal causa, os tipos de roupa que usava. “Calças e shorts muito apertados, isso fazia com que abafasse a região, principalmente nos dias de calor”.

TRATAMENTO

O paciente irá se tratar com remédios orais e pomadas. É importante que seja com acompanhamento médico para que ele possa indicar o tratamento adequado a cada caso, bem como a dosagem correta e a duração.

PREVENÇÃO

A da candidíase pode ser evitada mantendo a pele limpa e seca, seguindo um estilo de vida saudável e se alimentando nas horas certas. Fazer a higiene íntima regularmente sem abuso com a ducha, preferir roupas com tecidos de algodão, além de evitar o uso de absorventes internos, além disso, segundo o Ginecologista Matheus “É muito importante ir pelo menos uma vez ao ano ao ginecologista”, destaca.
Após passar pelo sofrimento, Karina Teixeira aprendeu a tomar as devidas precauções diariamente. “Cuido-me melhor, uso roupas mais leves, tenho uma boa alimentação, tomo remédios para melhorar minha imunidade, sempre procuro higienizar a região da vagina”.


Tags