Chefes sem preparo seria uma das causas de stress no trabalho

Segundo pesquisa, stress emocional é tão nocivo quanto fumar passivamente

Nathalia Pelzl

No mundo atual, cada vez mais pessoas sofrem de doenças relacionadas ao alto nível de stress emocional, como por exemplo, depressão, baixa estima, hipertensão, ansiedade, entre outros. Em alguns casos é até difícil diagnosticar a origem do problema, uma vez que os pacientes criam um bloqueio por receio das consequências.

Alguns estudos direcionados ao aumento desses casos nos últimos anos apresentaram resultados através pesquisas. O médico Brody Berry publicou um artigo onde descobriu que uma das possíveis causas desses problemas de saúde, podem ser originados em locais de trabalho, através de chefes ruins, e que tais “chefes” podem ser tão prejudiciais à saúde quanto fumar passivamente, uma vez que esses problemas podem originar outros futuramente.

O mais preocupante é que, quanto maior o tempo que o funcionário ou a pessoa passa trabalhando infeliz, maiores são os danos para sua saúde mental e física; Silvana dos Santos, 26, relatou que sofria muito com a pressão que recebia quanto atuava em uma empresa na área de telemarketing, na cidade de Campo Grande. “Eles pressionavam muito, e se você não atingisse a meta estipulada, falavam para todos com palavras rudes e faziam todo mundo ficar até mais tarde para correr atrás do prejuízo”. 

Silvana conta ainda que eles usavam as pessoas que estavam sem emprego para ocupar vagas dizendo que haviam pessoas fora da empresa que queriam a vaga já ocupada por funcionários da empresa.

Situação semelhante a de Silvana é mais comum do que se imagina. Dados da Associação de Psicologia dos Estados Unidos, publicado em um recente artigo da revista Quartz, revelou que 75% dos trabalhadores consideram seus chefes a maior razão do stress no trabalho. Os dados mostram que as pessoas buscam uma maneira de se conformar com seus respectivos empregos, por medo de sair e ficar sem posição no mercado de trabalho.