Consumismo e Infância: como o consumo desenfreado por tornar a criança um adulto egoísta e competitivo

Os perigos por trás das propagandas de produtos destinadas às crianças

Lene Fernandes

Para Claudia Filatro, presidente da organização não governamental Pró- Crianças e diabéticos, com sede em são Paulo, as famílias se tornaram reféns de uma cultura consumista. Para ela, quando se fala da publicidade de produtos voltados para esse público consumidor, não é apenas a saúde física dessas crianças que está em jogo, mas também envolve a saúde mental e psicológica dessas crianças, que se tornaram reféns de apelos da maioria das propagandas.

Muitas iniciativas de marketing têm o objetivo de não somente incentivar o consumismo, mas também o de criar e multiplicar pessoas consumistas, visando viciá-las em suas marcas.

Gabriela Vuolo, que é coordenadora de mobilização do projeto Criança e consumo, diz que além do constante estresse familiar, provocado pelos pedidos incessantes das crianças, as propagandas dirigidas a esse público em geral, transmitem valores materialistas, e muitas vezes, fazem a criança acreditar que é preciso ter para ser, gerando um impacto profundo na sociedade em geral.

Para ela, a publicidade deveria ser voltada somente aos adultos, por serem eles que têm de fato, o poder de compra. Ainda segundo Gabriela, existem outros malefícios resultantes dos apelos das propagandas, que são a erotização precoce e a diminuição das brincadeiras criativas, isso sem falar no aprofundamento das desigualdades sociais.

Segundo a psicóloga Adriana Oliveira, é preciso ter muito cuidado, pois sem orientação da família, uma criança consumista pode se tornar um adulto egoísta e competitivo, sem vínculos afetivos, e extremamente ansiosos pelo “ter”, pensando que somente dessa forma ele será importante e respeitado, enfatiza.

A jornalista Giselli Nichols, que também é mãe de duas crianças, acredita que os pais devem levar seus filhos a entenderem e valorizarem o “que realmente importa, pois em diversas ocasiões até mesmo um adulto pode ser seduzido pelos produtos anunciados, que dirá as crianças”.