Orientação adequada é importante na prática de atividade física

Para evitar lesões é preciso uma avaliação física e o acompanhamento de um profissional capacitado

Nathalia Pelzl

Muitas pessoas alegam falta de tempo quando se trata de começar a praticar alguma atividade física, usando essa justificativa preferem se exercitar por conta própria. A prática incorreta de exercícios prejudica a saúde.

Na atualidade o número de pessoas que treinam por conta própria nas academias e até mesmo em sua residência é crescente, isto se deve a facilidade de acesso a algumas informações sobre treinamento na internet. É preciso lembrar que essas pessoas que abrem mão do auxílio de um profissional capacitado estão colocando em risco sua saúde física, visto que existe um risco de lesão.

 Com a chegada do verão a busca pelo corpo ideal aumenta para o Personal Trainer Rafael Santos é preciso respeitar o limite do corpo e ter a orientação adequada. “Quando chega o verão as praças, os parques e as academias ficam cheios de pessoas querendo manter ou ficar em forma para o verão, mas a maioria delas ultrapassam todas as barreiras de cuidados que devem exigir para tais atividades”.·.

Não existe uma fórmula mágica para um corpo perfeito, é preciso uma reeducação no corpo e na mente, buscar resultados em curto prazo pode trazer frustações para aquele que espera. “O projeto milagre para um corpo modelado requer uma série de combinações que vai além de um mês de atividade física, a dieta, a metodologia adotada a cada metabolismo, pois um corpo não será igual ao outro e o resultado também não, às vezes funciona o que funciona para um não funciona para outro” afirma o personal.

Atualmente cresce o número de pessoas que procuram um profissional capacitado após ter adquirido uma lesão. De acordo com manual de medicina esportiva escrito por Safran, Mckeag e Camp existem sete mecanismos básicos pelos quais uma pessoa pode sofrer lesões praticando atividade física, entre elas se destaca o excesso de sobrecarga onde a pessoa que pratica se sobrecarrega e leva o corpo a fadiga e ao desequilibro muscular, quando acontece isso com o corpo é chamado de over-training as consequências, no entanto são problemas nas articulações, malefícios no sistema imunológico e no aspecto psicológico.

 As lesões ocorrem por gestos motores realizados incorretamente, onde a postura incorreta coloca a coluna e as articulações em descompensação. A prática de atividade física não tem idade ao contrário do que muitos imaginam a pratica regular de exercícios só traz benefícios, é de extrema importância que assim que uma pessoa decide mudar seu estilo de vida passe por uma avaliação física para saber as limitações, e os exercícios recomendados para evitar lesões, é de grande importância uma avalição médica com um cardiologista para evitar problemas respiratórios, pressão alta entre outras complicações.

Atividade física é de extrema importância para manter a saúde em dia, para o aumento da autoestima, diminuição do estresse, aumento do bem-estar e melhoria no desempenho das atividades diárias, porém é preciso que aja um bom senso para entender os limites e necessidade do corpo, manter uma dieta balanceada e fundamental para ter o resultado esperado. Por fim a orientação é sempre procurar um profissional capacitado, evite se exercitar sem conhecimento, tudo em excesso faz mal.
Tags