Relação Brasil e EUA não muda nada, diz Temer

Republicano Donald Trump governará os Estados Unidos a partir de janeiro do ano que vem. Temer afirma que a relação entre os dois países não vai mudar

Sabrina Fernandes

Foto: Internet
Em entrevista à radio Itatiaia, o presidente Michel Temer disse nesta quarta-feira (9), que a vitória de Donald Trump não muda nada na relação entre Brasil e Estados Unidos, e afirma que a relação entre os dois países é “institucional”, de “estado para estado”.

Temer disse que “Não (muda nada na relação), tenho dito com muita frequência que a relação do Brasil com os Estados Unidos, assim como com os demais países, é uma relação institucional. Ou seja, de estado para estado [...] Tenho certeza que lá as coisas irão muito bem, a nossa relação é institucional. Estou contando cumprimentar o presidente pela eleição e não muda na relação Brasil e Estados Unidos”.

Segundo a assessoria do Palácio do Planalto, o presidente Temer pretende ligar hoje (9), para Donald Trump para parabeniza-lo. O republicano Trump foi eleito presidente dos Estados Unidos em votação nesta terça-feira (8), onde concorria a casa branca com a democrata Hillary Clinton, considerada favorita nas pesquisas á presidência.

De acordo com o Planalto, Temer considerou o tom do primeiro discurso de Donad Trump, equilibrado. O novo presidente americano, disse em seu pronunciamento que pretende unir o país, e que quer governar para todos os americanos.

Repercussão
A vitória de Trump repercutiu em todo o mundo. O presidente da Rússia, Vladimir Putin enviou um telegrama a Trump dizendo esperar melhoras nas relações entre os dois países, expressou também sobre a “esperança de que (seja realizado) um trabalho mútuo para tirar as relações entre Rússia e Estados Unidos de sua situação crítica” e “disse estar certo de que será iniciado um diálogo construtivo entre Moscou e Washington”.

Já o ex-presidente da Frente Nacional e dirigente da extrema-direita francesa, Jean-Marie Le Pen falou que “Hoje, os Estados Unidos! França, amanhã! Parabéns!”.


Tags