Bipolaridade, esquizofrenia, dependência de álcool e drogas estão entre os principais motivos de suicídio no Brasil

Isolamento social, perda de prazer pela vida e tristeza profunda estão entre os sinais de alerta

Lene Fernandes

Segundo a OMS (organização mundial de saúde), 121 milhões de pessoas sofrem de depressão, dessas pessoas 15% cometem suicídios, o suicídio é uma complicação de casos graves de depressão, mas nem todo depressivo tem pensamento suicida.

 Estima-se que 1 milhão de pessoas morram dessa forma em nosso país e no mundo são cerca de 3.000 pessoas que comentem suicídio por dia, ou seja, a cada 30 segundos uma pessoa se mata.
Transtornos mentais como: Bipolaridade, esquizofrenia e dependência de álcool e drogas psicoativas também são importantes fatores de risco. Por isso, para evitar que os suicídios ocorram é necessário atenção e tratamento às doenças mentais, principalmente a depressão.

 Sendo a terceira causa de mortes entre os jovens, ainda de acordo com a OMS, os casos estão sendo negligenciados e podem chegar a 24 suicídios por dia, sendo que o número de tentativas é 20 vezes maior do que o número de mortes, ficando atrás somente de acidentes e homicídios. “As taxas sempre foram maiores na terceira idade. Hoje a gente observa que, entre os jovens, elas sobem assustadoramente”, afirma a psiquiatra Alexandrina Meleiro.

Para a Drª Ana Luiza Galvão, quando a preocupação a respeito de um risco de suicídio ocorrer, a pessoa deve ser encaminhada a uma avaliação psiquiátrica, em emergências e em locais que trabalhem com psiquiatria, dessa forma ela será  avaliada adequadamente e poderá iniciar o tratamento.

No Brasil temos vários Centros de ajuda especializada em suicídio, esses centros oferecem tratamentos para pessoas com transtornos mentais e pensamentos suicidas com ajuda diferenciada, entre eles estão o CDM, CAPS, e Grace. Para as pessoas com dificuldades em buscar ajuda, ou precisam apenas de uma ajuda profissional, elas podem contar com o apoio emocional e prevenção ao suicídio através do centro de valorização á vida o (CVV), que oferece ajuda à distância através de chat, internet, telefone, skype e e-mail. O atendimento é feito por voluntários, através do número 141, sem custo algum.

Tags