Sonhar e não desistir: planeje desde a infância

Alunos que tem a possibilidade de fazer intercâmbio podem ter melhores condições de trabalho 

Elaine Silva

Foto:Rafael Reina, Arquivo Pessoal
A oportunidade de viajar para estudar no exterior é uma chance única, e foi o “Ciência Sem Fronteira”, até um ano atrás, que possibilitou a oportunidade de Rafael Reina, 24 anos, acadêmico de engenharia civil de conhecer outras culturas, trabalhar e estudar. Nascido na cidade de São Paulo, Rafael realizou o sonho de ir para o exterior em 2014, por meio do programa, que infelizmente acabou em 2015.  

“Eu sempre tive a vontade de ir para o Canadá, mas não tinha condições, até que conheci o programa por meio do meu primo e resolvi me escrever, sendo aproximadamente nove meses para passar por todas as etapas”, afirma Reina.

Porém, como nem tudo são flores as matérias que ele cursou não puderam ser usadas, mas conhecimento está sendo aplicado na sua vida acadêmica. Quem pensa que os estrangeiros não aceitam muito bem os brasileiros estão enganados, pelo menos no Canadá, as pessoas acolhem muito bem os imigrantes de diversos países. É um lugar onde se pode conhecer pessoas de diversas regiões.
Foto: Arquivo Pessoal

“Foi com certeza a melhor experiência da minha vida, não tenho palavras para descrever. A minha visão do mundo mudou, encaro as coisas de forma diferente, e com certeza, o que ficou na vontade é poder voltar lá o quanto antes”, afirma Rafael.

Quando o programa funcionava, eles davam a bolsa, por volta de US$ 1.500 por mês, mas infelizmente acabou. Aos estudantes que querem ir para o exterior saibam que é muito mais do que curtição. É a certeza de que o conhecimento que você adquire pode ser aplicado de forma indireta, e assim como Rafael corra atrás de seus sonhos, e para quem tem a certeza do que deseja, não deixe o futuro para depois. No mercado de trabalho um intercâmbio pode valer muito na vida acadêmica.

Tags