Desigualdade de gênero entre homens e mulheres ainda é marcante no brasil

As Mulheres trabalham e estudam mais. Mesmo assim ganham menos que os homens, revela IBGE

Daniel Renostro

No Brasil a desigualdade de gênero ainda é muito presente, os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revelam que as mulheres trabalham em média 3 horas por semana a mais do que os homens, combinando trabalhos remunerados, afazeres domésticos e cuidados de pessoas.
Com nível educacional mais alto, elas ganham, em média 76,6% do rendimento dos homens, um fato que explica tal número é que apenas 37,8% dos cargos gerenciais eram ocupados por mulheres.
Barbara Cobo, coordenadora de população e indicadores sociais do IBGE explica que em função da carga de afazeres e cuidados, muitas mulheres buscam ocupações com jornadas de trabalho mais flexíveis.
Se combinado as horas de trabalho remunerado com cuidados e afazeres de casa as mulheres trabalham 54,4 horas semanais e os homens 51,4 horas. Mais horas de trabalho e menos remuneração contribui para que aumente a desigualdade entre homens e mulheres no Brasil.
Dados do instituto revelam ainda que as mulheres de 15 a 17 anos tinham frequência escolar no ensino médio de 73,5%, contra 63,2% dos homens.
FONTE: IBGE

Tags