Dicas para ter uma alimentação saudável no outono


Conheça quais são a frutas da estação e os seus benefícios

Michelly Silva


Manter uma boa alimentação com uma dieta rica e balanceada, para alguns é uma tarefa muito difícil. Pois com a grande lista de tarefas para serem desenvolvidas durante o dia, a alimentação fica por conta de alimentos pouco saudáveis.

No outono com as baixas temperaturas muitas pessoas se esquecem da necessidade de se alimentar adequadamente. Uma boa maneira de manter o corpo com os níveis adequados de nutrientes é através do consumo de frutas.

Confira a seguir quais são as frutas da estação:


Abacate: O abacate é rico em gordura boa que aumenta o colesterol bom e ajuda a combater o ruim, além de possuir propriedades que aumentam a elasticidade da pele. Outra vantagem é a alta concentração de ferro, magnésio e de vitamina C.

Banana: Uma ótima fonte de potássio, triptofano, vitamina B6 e fibras. Protege contra doenças cardíacas, beneficia a digestão, alivia e restaura o intestino após a prisão de ventre ou a diarreia.

Caqui: Pode ser considerada como a “queridinha da estação” , é pouco calórico e fonte de ferro, cálcio e vitaminas A, B1, B2 e C, substancias estas, importantes para a pele e os olhos.

Carambola: Não é recomendada para pessoas com problemas renais, é rica em vitaminas A, B e C. possui propriedades diuréticas.

Figo: Com poder antioxidante a fruta é uma fonte de zinco e fibras. Seu consumo deve ser moderado já que possui um alto nível glicêmico.

Maracujá: Rico em vitaminas do complexo B e sais minerais, como fósforo, cálcio e ferro.  Possui efeito “calmante “ devido a que contem flavóides e alcaloides. Substancias que agem diretamente no sistema nervoso central”.

Mexerica/ tangerina: Alta concentração de vitamina C e A. Importante para a prevenção de gripes e resfriados muito comuns nesta temporada do ano.

Pinha: Fonte de gordura mono e poli-insaturada, contem vitamina C. Apresenta índice glicêmico médio, o que faz com que os níveis de açúcar no sangue se elevem com rapidez. Uma porção de 100 g da fruta contém 101 calorias.


Tags