Estudantes trocam hábito de ir à biblioteca para estudar através de meios digitais


Thalysson Pereira, Aline Barreto e Lucas Oliver

Com o avanço da tecnologia a pessoas têm deixado para trás métodos que antigamente eram muito utilizados como por exemplo, ir até uma biblioteca para fazer pesquisas e buscar informações. Hoje com um simples toque é possível ter acesso a qualquer tipo de informação, basta ter um smartphone, computador ou tablet com acesso à internet. 


A acadêmica Hellen de Souza de 19 anos, estudante do curso de Engenharia elétrica opta em utilizar a biblioteca para estudar, pois para ela o ambiente é mais tranquilo e confortável. “Prefiro utilizar o espaço da biblioteca para realizar pesquisas e buscar informações, o ambiente é bem agradável e aqui eu encontro tranquilidade na hora do estudo”, disse a acadêmica.
Assim como tem pessoas que preferem estudar usando um livro físico, existem aqueles que preferem estudar utilizando um aparelho de celular, pela comodidade e facilidade em obter mais rápido as informações. 

Manoel Mattos de 22 anos, acadêmico de Engenharia civil, prefere estudar através do celular pela praticidade que a tecnologia oferece. “O estudo pelo smartphone é mais prático, pois graças á tecnologia hoje é possível ter todo o conteúdo na palma da mão”, explicou Manoel.
De acordo com o site Publish News, 46,89% das unidades comercializadas pelas editoras de interesse geral em 2016 eram e-books, o que representou 3,16% no faturamento das mesmas, o que resulta em uma participação considerável na venda dos livros no Brasil, embora 53 % dos entrevistados ainda preferem ler em livros físicos. Pesquisa realizada na edição de 2017 do “Global Ebook”.