Mortes por câncer aumentam 31% no Brasil


Dados são da Organização Mundial da Saúde

Thays Schneider
Atualmente 8,2 milhões de pessoas morrem por ano de câncer no mundo, no Brasil foram registradas 189.454 mortes por câncer em 2013. E desde 2000 o número aumentou em 31 %. Segundo dados Organização Mundial da Saúde (OMS). Pesquisas apontam que no início do século, 152 mil brasileiros morriam por ano da doença. Ao final de 2015, essa taxa chegou a 223,4 mil. Hoje, o câncer é a segunda causa de mortes no País, superado apenas por doenças cardiovasculares.
O câncer de cólon foi o segundo maior responsável por mortes no Brasil chegando a 19 mil, em terceiro lugar vem o tumor da mama com 18 mil mortes em 2015 em todo o Brasil.  De acordo com a OMS, a expansão de 22% no número de mortes por câncer no mundo desde o início do século é uma das maiores já registradas pela medicina moderna.
O que mais preocupa a OMS é a disparidade entre países ricos e pobres, na capacidade de lidar com a doença. A taxa de incidência dos tumores aumentou de forma mais rápida nos países em desenvolvimento, representando 65% dos casos.


Tags