O Progresso pela igualdade das mulheres no século XXI

Por Leandro Oliver

Nem sempre celebrado no dia 8 de março antigamente o dia internacional da mulher era comemorado dia 28 de fevereiro, a primeira proposta de criar um dia para homenagear as mulheres foi feita em 1909 pelo partido socialista norte-americano. Apesar da “guerra” estar longe de acabar o progresso feito pelas mulheres desde o primeiro Dia Internacional da Mulher em 1908, é impressionante.  

A partir do século XIX, com o maior ingresso das mulheres no mercado de trabalho, principalmente em fábricas surgidas durante a Revolução Industrial, surgem diversos movimentos em prol de melhores condições e direitos iguais para elas. Mas o dia 8 de março passou a ser o dia internacional dos direitos da mulher e pela paz em 1977, em uma decisão da assembleia geral das nações unidas. Esta data foi criada como um marco para o reconhecimento á luta pelos direitos iguais para as mulheres, que passou a ganhar força principalmente no final do século XIX.
 
O século XXI atesta a nova realidade, com mulheres inseridas no mercado de trabalho em diversas áreas de atuação, a frente de postos de comando, são mulheres independentes que não se sujeitam a violência por parte de maridos e companheiros, são mulheres com voz ativa na sociedade tomando suas próprias decisões no contexto social, mulheres que tem liberdade de expressão, as mulheres de hoje superaram a antiga polarização.

O que se almeja é a igualdade entre homens e mulheres em todas as esferas da vida pública e privada, para que todos vivam em harmonia. Que independente mente do sexo que as lutas sejam travadas para uma melhoria em prol da sociedade e de seus direitos para uma vida mais justa e digna pra todos os cidadãos.
Tags