Japão passa por crise de mão de obra e facilita entrada de imigrantes


A medida que facilita a entrada de imigrantes entrou em vigor em 1º de abril

Nany Sene

Foto: site EKonomista
O Japão vem sofrendo com a falta de mão de obra, e desde 2018 o governo prévia medidas para facilitar entrada de trabalhadores vindos de outros países. O fator responsável por essa demanda é a queda da natalidade, o país apresenta a segunda menor taxa do mundo, ficando apenas atrás da Correia do Sul: 1,4 filhos por mulheres, outro fator dominante é a alta expectativa de vida, em média (85,5 anos).

Mesmo o país investindo em alta tecnologia como o uso de robôs ainda assim é necessária mão de obra humana. O visto para quem deseja ingressar no Japão contará com duas versões, ambas exigem que sejam realizados vários testes, incluindo um exame da língua japonesa, além disso, o trabalhador deverá ser patrocinado pela empresa contratante.

O primeiro tipo de visto é destinado para pessoas com baixa escolaridade, segundo o G1 Mundo, publicado no dia 10/04/2019, “quatorze áreas da indústria, incluindo serviços de alimentação, limpeza, construção, agricultura, pesca, reparação de veículos e operação de máquinas industriais” serão ofertadas para esse publico. Uma das exigências é que os imigrantes não poderão levar parentes, o visto poderá ser renovado a cada cinco anos.

Já no segundo caso para pessoas com maior qualificação, os trabalhadores poderão levar seus familiares, desde que seja cumprido as exigências da lei.