Semana da Enfermagem exalta profissionais da área


Durante essa semana são realizadas diversas atividades destinadas aos profissionais


Mayara Fernandes

Foto: HuffPost Brasil/ Tetra Images Via Getty Images
O dia 12 de maio foi escolhido como Dia Internacional da Enfermagem, uma homenagem a Florence Nightingale. No Brasil a data comemorativa teve inicio em 1938, por ordem do então presidente Getúlio Vargas. No entanto, no país a celebração mais comum é conhecida como a Semana da Enfermagem, que começa no dia 12 de maio (dia internacional da enfermagem) e termina no dia 20 de maio (dia do auxiliar e técnico de enfermagem).

Normalmente durante essas datas, são realizadas diversas atividades destinadas aos profissionais da área, como cursos, palestras e discussões para a ajudar a melhorar e potencializar as funções do trabalho.

Os profissionais de enfermagem, tem como função garantir a recuperação e o salvamento de vidas em perigo, seja em hospitais, casas ou em demais instituições que necessitam de seus cuidados e assistência contínua.

Florence Nightingale


Florence Nightingale nasceu em Florença, na Itália, e aos 17 anos decidiu ser enfermeira, acreditando em um chamado de Deus para fazer enfermagem. Na guerra da Crimeia, em que o Reino Unido participou, foi onde se trabalho se tornou conhecido e foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante as noites, para melhor ajudar os feridos.

Florence fundou a primeira Escola de Enfermagem do mundo na Inglaterra em 1860. Porém a data oficial do dia da enfermagem foi estabelecida somente em 1974, pelo conselho internacional de enfermeiros, mas desde 1965, é celebrado esse dia mundialmente.

Quem escolhe enfermagem, a escolhe por amor, onde levam um pouco de paz e de cuidado aqueles que precisam. Valorizem o profissional e os retribuam com amor e zelo.

Tags