Primavera pode aumentar casos de conjuntivite


Conheças as causas e os sintomas

Jhenifer Renata

Reprodução Internet
A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva (membrana transparente e fina que recobre toda a região branca dos olhos e o interior das pálpebras). Geralmente, ela ataca os dois olhos e pode durar de 7 a 15 dias. Existem basicamente três tipos de conjuntivite: bacteriana, viral e alérgica.

Segundo o médico alergista Leandro Brito, a conjuntivite alérgica pode acontecer durante a primavera com mais facilidade, devido à maior quantidade de pólen no ar. “Na época que vai de setembro a dezembro, o olho acaba reagindo ao pólen que está no ar. Os sintomas são muito parecidos, mas o grande problema da conjuntivite alérgica, é que o sintoma de coçar é o principal, e ao se coçar muito o olho, pode lesionar a córnea” explica o alergista.

A conjuntivite alérgica, em muitos casos está associada à outras alergias. O médico conta que no Brasil, principalmente em Campo Grande (MS), a conjuntivite por ácaro é a mais comum e alerta que a época em que a polinização está maior é no período das 5h às 10h da manhã. “Recomendo de evitarem de sair e fazer atividades ao ar livre, principalmente onde tem mais árvores por esse período” explica o Dr. Leandro.

Em geral, o tratamento da conjuntivite alérgica requer uma atenção médica, dependendo da causa do problema. O oftalmologista poderá prescrever colírios e medicamentos anti-inflamatórios.

Conheça os outros tipos de conjuntivite e os sintomas

Conjuntivite bacteriana – Causada por uma infecção do olho por bactérias, ela surge quando se entra em contato com uma pessoa infectada, especialmente se não existirem cuidados higiênicos adequados, o uso de cosméticos e pincéis contaminados, fazer uma má higiene das lentes de contato também podem acarretar na manifestação do problema.

Conjuntivite Viral – Infecção da conjuntiva aguda altamente contagiosa geralmente causada por adenovírus. A transmissão dá-se através do contato com a secreção do olho da pessoa contaminada ou com a partilha de objetos, como por exemplo, toalhas e lenços que tenham entrado em contato diretamente com o olho afetado. Entretanto, dormir no mesmo travesseiro da pessoa afetada, partilhar óculos ou lentes de contato, dar abraços ou beijos e usar a maquiagem da pessoa, também são formas de pegar o vírus

Conjuntivite Alérgica – É uma inflamação do olho que surge quando se está exposto a uma substância alergênica, como poeira, pólen ou pelos de animais, por exemplo. Os sintomas incluem: Inchaço, produção excessiva de lágrimas, vermelhidão e coceira.


Tags