Projeto Ativa Idade melhoria da qualidade de vida de idosos


Uma iniciativa da Fundação Manoel de Barros que estimula os idosos a serem mais ativos

 Jhenifer Renata

Foto: Fundação Manoel de Barros
A Fundação Manoel de Barros busca apoiar e promover o desenvolvimento social e cultural em todo o estado e uma dessas iniciativas é o “Projeto Ativa Idade” que acontece aqui na capital. O projeto teve início em 2013, através de uma pesquisa realizada no Centro de Convivência do Idoso “Vovó Ziza”.

Atualmente o “Ativa Idade” atende pessoas a partir dos 55 anos e realiza com eles diversos tipos de atividades. Hoje 85 idosos estão cadastrados e participando das atividades oferecidas pela Fundação, entre elas:
  • Aulas de dança – Conta com uma educadora desenvolvendo atividades físicas próprias para as idades e condições dos idosos;
  • Informática – (Computadores e celulares), os idosos aprendem a mexer em configurações, aplicativos e redes sociais;
  • Oficinas e Palestras – Parceiros da Instituição desenvolvem trabalhos com os idosos;
  • Hidroterapia – Uma atividade terapêutica que consiste na realização de exercícios dentro de uma piscina com água aquecida, em torno dos 34ºC para acelerar a recuperação de pacientes lesionados ou com artrite;
  • Pilates – Técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral;

As aulas de dança, informática, oficinas, palestras e hidroterapia são realizadas de segunda a sexta-feira das 8h às 10h da manhã, sendo duas horas de atividades. E o Pilates, duas vezes na semana, no período da tarde.

O projeto realiza também, diversos eventos comemorativos temáticos: Festa junina, festa em comemoração à vida e uma festa da própria instituição, onde os idosos ensaiam coreografias mostrando o que viveram e aprenderam. Todos os eventos contam com a presença de familiares e amigos. 

A assistente social e coordenadora do projeto, Thaiza Mara, conta como o projeto mudou a vida desses idosos. “Hoje o nosso público é 90% identificado. Já vem com acompanhamento médico de quadros de depressão. Muitos idosos tinham a vida ativa, trabalhavam, tinham o dia corrido e depois não precisam fazer mais nada, ficam só em casa. Então, temos muitos idosos que falavam que ninguém os chamavam para nada e que depois que conheceu o projeto, todo mundo quer levá-los para passear. E aí trabalhamos isso no idoso, quem que mudou? O idoso ou a família? Trabalhamos muito com o vínculo familiar e a volta a inclusão à sociedade” declara.

Para os interessados em se cadastrar, basta se dirigir até a instituição no período da manhã, com documentos em mãos e realizar o cadastro. Não é necessário agendamento. A Fundação Manoel de Barros fica na Avenida Ceará, 119, Bairro Miguel, telefone para contato (67) 3384-8042.