Mais de 260 Mil pessoas não declararam o imposto de renda em Mato Grosso do Sul

                (Foto: Divulgação/ Receita Federal)

Por Gabriel Têle Santana.

Faltando 17 dias para fechar o prazo da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (IPRF) de 2024, mais de 260 mil pessoas ainda não declararam o imposto de renda. Segundo a Receita Federal de Mato Grosso do Sul, das 623 mil declarações até 31 de maio, 360 mil foram entregues na terça-feira (14), o que equivale a 57,7%.

Claudemir Candido, jornalista da TVMS Record, declarou o imposto de renda na primeira semana do prazo, ele fala sobre a importância da declaração do imposto de renda. "Acho importante porque, primeiramente, eu me mantenho atualizado e em dia com a receita federal. Essa atualização além de mostrar para a receito o que eu possuo ou ganho anualmente, também mostra aos bancos meu crescimento de patrimônio, o que passa maior confiança as instituições e me permite ter acesso a maiores valores de crédito e outros serviços bancários." Claudemir.

Segundo a Receita, para alcançar o a meta de declarantes, é preciso que a média diária de declarações suba de 6 mil para 15 mil até o final do prazo.

"Outro ponto, importante para mim, é a restituição do imposto. As vezes nós pagamos mais imposto do que devemos e nem percebemos, com a declaração, a receita faz essa 'conta' e devolve o que foi pago a mais durante aquele ano." Claudemir Candido.

A Receita Federal orienta sobre o uso de deduções na declaração, especialmente em relação a despesas médicas, onde não há limite de valor, ao contrário dos gastos em educação, limitados a R$ 3.561,50.

Tags