Prevenção e Detecção do câncer de mama é fundamental para a saúde das mulheres

Exame deve ser feito pelas mulheres após os 40 anos 

Janaine Mendes

Foto: Internet
Segundo a Estimativa sobre Incidência de Câncer no Brasil, 2014-2015, produzida pelo Inca, o Brasil terá 576 mil novos casos de câncer por ano. Desses, 57.120 mil serão tumores de mama, por isso é essencial a mamografia.
O cuidado com o corpo é feito já na adolescência quando se inicia o crescimento das glândulas mamarias, o autoexame consiste em detectar através de exercícios palpáveis algum caroço, o exame de preventivo que é feito por ano tem auxiliado as mulheres a maneira de como fazer em casa essa pratica.
É fundamental após os 40 anos a mamografia, pois o exame é importante para a detecção da doença e recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano, A mamografia é um exame de imagem, podendo ser compreendida como um Raio X das mamas. É considerado padrão ouro para detecção precoce do câncer de mama, de acordo com a Dona Lourdes Souza Pires, que costuma todo ano fazer a mamografia, “no começo foi um pouco desconfortante”, mas após o exame sempre se sente aliviada por estar cuidado da saúde.
Mulheres com histórico na família fazem os exames bem antes da idade recomendada, pois existe a possibilidade de uma predisposição genética. Muito embora existam diversas mutações genéticas hereditárias que podem predispor ao desenvolvimento de câncer de mama, aquelas mais freqüentemente associadas ao câncer de mama (e de ovário), são as mutações nos genes denominados BRCA1 e BRCA2.
Apenas 10% dos casos de câncer de mama diagnosticados são conseqüência destas mutações, mas para uma pessoa que tenha uma destas mutações, o risco de desenvolver câncer de mama (ou ovário) ao longo da vida é de mais de 50%. Cabe ressaltar que mulheres a partir dos 40 anos de idade, que procurarem uma Unidade Básica de Saúde, têm amparo na Lei (Lei 11664/08) para solicitar que seja feita mamografia de rastreamento, apesar da falta de recomendação formal pelo Ministério da Saúde.

Tags