Setembro Amarelo busca diminuir números de suicídios

Conscientização e diálogo são os caminhos eficientes para ajudar quem sofre com a depressão

Nathalia Pelzl

O movimento Setembro Amarelo é conhecido mundialmente e ocorre no Brasil. Ele tem o período de 30 dias e foi escolhido no nono mês do ano, pois no dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Ele foi trazido para o Brasil pelo CVV (Centro de valorização da vida) CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria).
O Suicídio ainda é um tabu na sociedade, mesmo levando mais de 800 mil vidas por ano. As pessoas não falam sobre isso, preferem ficar no escuro ou dizer que não passa de crise existencial. Em 2014 um relatório da OMS (Organização Mundial da Saúde) apontava o Brasil como o oitavo pais com a maior taxa de suicídio no mundo.
No ano passado a OMS lançou outro dado preocupante, suicídio mata mais que o HIV, é a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 a 29 anos, atrás apenas de morte no trânsito.
É preciso falar mais sobre suicídio, segundo a OMS nove entre dez casos poderiam ser evitados se o assunto fosse mais debatido, é preciso entender um pouco mais os fatores que levam ao suicídio, muito dos casos estão relacionados a depressão a doença do século. É preciso entender que pessoas que sofrem de depressão ou outro distúrbio emocional precisa ser ouvido, precisa de ajuda. Conscientização e diálogo são essenciais numa sociedade que cada vez menos se preocupa com o próximo.
Tags