Café o queridinho do brasileiro tem dia especial em maio


A data foi instituída para relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país

Nany Sene
Foto: Valentyn Volkov
Que o café é uma das bebidas mais consumidas temos certeza, agora você sabe como surgiu o café? Diz à lenda que um pastor que vivia na atual Etiópia, com o nome de Kaldi encontrou pés de café e resolveu dar a planta para o seu rebanho se alimentar, enquanto os animais consumiam os frutos, ele observou que eles ficavam mais dispostos a felizes.
Surpreso com a reação dos animais, Kaldi resolveu levar alguns frutos até um monge, chegando lá ele explicou como seus amimais ficavam ao consumir os frutos e o monge resolveu realizar um experimento, realizou uma fusão dos frutos e tomou o liquido, o monge notou que de fato se sentia mais disposto e feliz. Após o experimento o fruto passou a ser consumido por diversas pessoas. 
Não se sabe ao certo a veracidade da lenda, mas de uma coisa não há duvidas, o café trás diversos benefícios para a saúde, incluindo os citados na lenda. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, de 10 brasileiros 9 consomem café, essa pesquisa foi realizada com pessoas acima de 15 anos.
Para os “cafeólatras” é necessário ficar atendo a quantidade de café consumida, não ultrapassando 400 miligramas diários equivalente a três xícaras de 150 ml de café, de acordo com a revista Veja. O uso excessivo de cafeína pode causar efeitos colaterais desagradáveis como insônia, nervosismo, inquietação, irritabilidade, dor de estômago, batimento cardíaco rápido e tremores musculares.

No Brasil, o Dia do Café é celebrado em 24 de maio e relembra o início das grandes plantações cafeeiras no país, responsáveis por representar um importante período histórico para o desenvolvimento da economia e sociedade brasileira.