Prefeitura prorroga período de duração das barreiras sanitárias

A medida se deve ao aumento de pessoas infectadas com a covid-19

Kassia Cunha

Reprodução/PMCG

Devidos ao aumento no número de casos positivos para a covid-19 em Campo Grande a Prefeitura decidiu prorrogar as barreiras sanitárias que estão nas saídas para São Paulo, Três Lagoas e Sidrolândia.

É importante ressaltar que o objetivo central das barreiras sanitárias é orientar a população sobre as medidas de prevenção contra o coronavírus, como por exemplo o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social que neste momento é muito importante e principalmente realização de testes para casos suspeitos para a doença.

Terça-feira (22), era o prazo para encerrar os trabalhos, entretanto por conta do aumento gradativo de pessoas infectadas, a Prefeitura da capital irá prorrogar por mais 15 dias as barreiras sanitárias que estenderá até o dia 07 de julho.

Desde o dia 08 de junho as barreiras estão em funcionamento e foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, onde o fluxo de automóveis vindos do interior do estado é mais intenso. Desde o início da ação 94 testes foram feitos, destes nove tiveram resultado positivo para a doença, 62.990 pessoas foram orientadas e 28.443 veículos foram abordados.

“Sou caminhoneiro e nosso trabalho na estrada não pararam, penso que é muito importante essas barreiras sanitárias porque através delas está sendo transmitida uma mensagem para a população... Gente, não é brincadeira, se cuidem, previnam-se, fiquem em casa, usem máscaras não esqueçam do álcool em gel. Agora vai da população, vamos ver se vão entender o recado ou não, os números vão responder” diz o caminhoneiro, Fabio Trindade.

Para dar suporte nas barretas sanitárias, aproximadamente 100 servidores de várias secretarias foram capacitados pela Vigilância Sanitária Municipal e pelos profissionais da área de saúde, receberam orientações como por exemplo o uso do termômetro para identificação de pacientes sintomáticos, rotina de trabalho, método de abordagem e como material de prevenção receberam protetor facial e máscaras para usarem diariamente no trabalho.