Desafio reuniu mais de 600 estudantes dos ensinos fundamental e médio em São Paulo
Layane Costa
Foto: Sebrae |
O Desafio Liga Jovem reuniu em
torno de 600 estudantes dos ensinos fundamental e médio em São Paulo. A
competição foi realizada pelo Sebrae e o Instituto Ideias do Futuro nos dias 20
e 25 de março, que teve com o objetivo de estimular soluções empreendedoras
para problemas sociais, utilizando a tecnologia. Entre os 1.100 startups de
diversos estados, havia uma única equipe sul-mato-grossense, que chegou a
semifinal com o projeto "Finan", da Escola Estadual Coração de Maria,
que fica localizada na Capital.
O projeto Finan refere-se a um
aplicativo de educação financeira para jovens e contém aulas, ferramentas,
desafios, uma comunidade e mentores com planos gratuitas e pagos.
Os estudantes conseguiram um
investidor para o projeto, sem chegar na grande final e agora eles esperam
desenvolver ainda mais a ação. “Queríamos saber mais sobre a empresa e o que
eles poderiam oferecer ao nosso projeto. Eles gostaram muito da nossa ideia e
explicamos como o aplicativo poderia ajudar jovens a entenderem sobre investimentos
e patrimônio”, explicou um dos integrantes do Projeto Finan, Ivan Carlos da
Silva Pereira.
“Estamos muito orgulhosos da
equipe da Escola Estadual Coração de Maria, que representou com muito empenho e
dedicação o nosso Mato Grosso do Sul no Desafio Liga Jovem. O importante é que
eles estão colocando em prática as competências empreendedoras desenvolvidas na
Educação Empreendedora, e com certeza isso irá render bons frutos”, destacou o
diretor de operação do Sebrae/MJS, Tito Estanqueiro.
Desafio Liga Jovem
Os jovens tiveram a oportunidade
de defender seus projetos em bancas de jurados, sendo especialistas nas áreas
de empreendedorismo, tecnologia, educação e comunicação para conseguirem uma
das 20 vagas na final, que levará seis vencedores a uma viagem para Madri, na
Espanha.
O grande desafio do projeto era
os estudantes apresentar soluções para problemas sociais, mas utilizando a
tecnologia e o empreendedorismo. Durante os sete meses de aprendizado, foram
mais de 150 oficinas realizadas, mais de 6 mil alunos e mais de 20 horas de
conteúdo ao vivo.