Estudantes sul-mato-grossenses chegam na semifinal do Desafio Liga Jovem

Desafio reuniu mais de 600 estudantes dos ensinos fundamental e médio em São Paulo

Layane Costa


Estudantes da Escola Estadual Coração de Maria
Foto: Sebrae

O Desafio Liga Jovem reuniu em torno de 600 estudantes dos ensinos fundamental e médio em São Paulo. A competição foi realizada pelo Sebrae e o Instituto Ideias do Futuro nos dias 20 e 25 de março, que teve com o objetivo de estimular soluções empreendedoras para problemas sociais, utilizando a tecnologia. Entre os 1.100 startups de diversos estados, havia uma única equipe sul-mato-grossense, que chegou a semifinal com o projeto "Finan", da Escola Estadual Coração de Maria, que fica localizada na Capital.

O projeto Finan refere-se a um aplicativo de educação financeira para jovens e contém aulas, ferramentas, desafios, uma comunidade e mentores com planos gratuitas e pagos.

Os estudantes conseguiram um investidor para o projeto, sem chegar na grande final e agora eles esperam desenvolver ainda mais a ação. “Queríamos saber mais sobre a empresa e o que eles poderiam oferecer ao nosso projeto. Eles gostaram muito da nossa ideia e explicamos como o aplicativo poderia ajudar jovens a entenderem sobre investimentos e patrimônio”, explicou um dos integrantes do Projeto Finan, Ivan Carlos da Silva Pereira.

“Estamos muito orgulhosos da equipe da Escola Estadual Coração de Maria, que representou com muito empenho e dedicação o nosso Mato Grosso do Sul no Desafio Liga Jovem. O importante é que eles estão colocando em prática as competências empreendedoras desenvolvidas na Educação Empreendedora, e com certeza isso irá render bons frutos”, destacou o diretor de operação do Sebrae/MJS, Tito Estanqueiro.

Desafio Liga Jovem

Os jovens tiveram a oportunidade de defender seus projetos em bancas de jurados, sendo especialistas nas áreas de empreendedorismo, tecnologia, educação e comunicação para conseguirem uma das 20 vagas na final, que levará seis vencedores a uma viagem para Madri, na Espanha.

O grande desafio do projeto era os estudantes apresentar soluções para problemas sociais, mas utilizando a tecnologia e o empreendedorismo. Durante os sete meses de aprendizado, foram mais de 150 oficinas realizadas, mais de 6 mil alunos e mais de 20 horas de conteúdo ao vivo.