Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul leva teatro e circo gratuitos para campo-grandenses

Maratona de espetáculos gratuitos movimentam a cidade até o dia 1º de abril

Livia Bezerra
Foto: Comunicação FCMS


Desde segunda-feira (27), Campo Grande está recheada de espetáculos teatrais e circenses gratuitos em várias regiões. Promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS), a "Boca de Cena - Semana de Teatro e Circo de Mato Grosso do Sul" está levando em torno de 30 grupos teatrais para as ruas, escolas, universidades e espaços de teatros até o dia 1º de abril. Dentre esses está a peça "Donzela", de Alessandra Tavares, que se apresenta nesta quarta-feira (29), às 16h30 na praça Ary Coelho.

No teatro há 21 anos, a atriz e diretora artística, Alessandra Tavares, destaca a importância do encontro dos artistas nesta semana artística. "É muito importante para o fortalecimento de relações a partir do conhecimento da realidade de cada município, então minha expectativa como artista e agente cultural, por fazer parte disso, é a melhor".

Para o gerente de difusão cultural da fundação, Márcio Veiga, o evento é um reencontro teatro e circo de Mato Grosso do Sul com o seu público. “O reencontro pós pandemia e ao mesmo tempo o teatro reencontra um novo caminho para que ele consiga buscar uma outra perspectiva de desenvolvimento”, explica. 

Márcio ainda garante que a Semana do Circo e do Teatro é uma semana produtiva no quesito qualidade e quantidade. “Uma maratona de espetáculos para a população acompanhar e conhecer a diversidade e a potência que o teatro e circo sul-mato-grossense possuem”.

Baseada no poema de Marianna Felix, a peça "Donzela", atuada por Alessandra, leva uma reflexão sobre uma mulher que se apaixona pelo então “príncipe encantado”, que não sabendo identificar os primeiros sinais de abuso; ainda no começo do relacionamento, se casa. O conto de fadas se torna um pesadelo. Já não sabendo como lidar com o ciclo de violência, as coisas vão evoluindo para um desfecho trágico. Qualquer semelhança não é mera coincidência. A performance cênica convida o público para refletir sobre situações cotidianas dentro de casa e formas de combater a violência.

Serviço: Os espetáculos são gratuitos e abertos ao público. Para conferir a programação completa, acesse na internet: https://www.fundacaodecultura.ms.gov.br/bocadecena/.