Campanha estimula população a monitorar qualidade da água


A ideia é que os cidadãos observem a qualidade da água dos rios, lagos e riachos


Jhenifer Renata com informações do site Climatempo

Resultado de imagem para corrego prosa campo grande ms
Córrego Prosa, Campo Grande/MS
Numa iniciativa para a resolução de problemas hídricos no nosso país o Projeto Conexão Água, do Ministério Público Federal (MPF) e da Embrapa Meio Ambiente, estão promovendo uma campanha de conscientização ambiental, o “Biomonitorando as Águas”. O objetivo de incentivar o controle social da qualidade da água e do meio ambiente por meio da observação de insetos aquáticos como bioindicadores.

De acordo com informações do site Climatempo a ideia é a participação e interação da sociedade no monitoramento, especialmente para verificação das condições de banho e nado em rios, córregos, lagos e represas.

Kathia Cristhina Sonoda, pesquisadora da Embrapa, colabora com os estudos para a campanha e realizou palestras para alunos do ensino básico de escolas públicas, com destaque para as áreas periurbanas e rurais. Durante as atividades, os alunos são estimulados a encontrar soluções para pequenos problemas relacionados ao equilíbrio de uma comunidade afetada por mudança na qualidade da água.

Os interessados em participar da campanha, devem baixar o aplicativo Monitorando a Cidade (MIT Promise Tracker) e inserir o código da campanha 938-051, uma ferramenta prática e rápida para o levantamento e a consolidação das informações. Depois, em um ambiente aquático natural (rio, lago, córrego ou represa), a participação se dá pelo aplicativo, respondendo as questões propostas e enviando o registro ao final.

O participante deve fotografar a área através do aplicativo, verificando indicativos das condições de qualidade da água como o odor, a cor, presença de lixo ou plástico no entorno, marcando a georreferencia (GPS) do local, entre outros.

Ficou curioso e quer participar dessa campanha? Acesse http://www.conexaoagua.mpf.mp.br/ e descubra mais.