Período da Piracema começa em Mato Grosso do Sul


A pesca está proibida em todos os rios do estado até fevereiro de 2020

Jhenifer Renata

Foto: ONG Verde
Começou nesta terça-feira (5) o período do defeso nos rios de Mato Grosso do Sul, e por isso em todos os rios que cortam o território de Mato Grosso do Sul está proibida a pesca. O período de defeso, mais conhecido como piracema, o período reprodutivo da maioria das espécies de peixes das duas bacias hidrográficas que cortam o estado. A proibição irá se estender até dia 28 de fevereiro de 2020.

A Polícia Militar Ambiental (PMA), contará com a ajuda de drones para acompanhar os cardumes e identificar embarcações utilizadas pelos pescadores que estiverem infringindo a lei.

Durante a piracema só será permitida a pesca de subsistência e a científica, devidamente autorizada, bem como de peixes exóticos e não nativos nos lados das usinas do rio Paraná. Aos moradores das barrancas dos rios, que sobrevivem da pesca, serão permitidos para a pesca de subsistência, podendo retirar um exemplar ou até três quilos de peixes ao dia, somente para consumo próprio, sendo proibida a venda.

O monitoramento dos cardumes será mais rigoroso nos pontos que estão mais vulneráveis à pesca predatória, como cachoeiras e corredeiras, inclusive com a instalação de postos avançados, com policiais 24 horas. A intenção é manter os peixes vivos nos rios para que possam se reproduzir e manter os estoques pesqueiros.

Na Operação Piracema 2018-2019 foram autuadas 39 pessoas, 319 kg de pescado apreendido e aplicadas R$ 41,3 mil em multas.

A proibição vale para o transporte do pescado. Após o fim do defeso, em 28 de fevereiro de 2020, o pescador poderá fazer a prática do “pesque e solte” e até consumir o pescado na beira do rio, mas se quiser levar um peixe para casa, deverá adquirir um peixe no comércio varejista e levar a nota fiscal e a guia de controle, essa é a nova modalidade de transporte chamada Cota Zero.