Sofrimento de animais silvestres é tema de exposição


Campanha discute as condições cruéis do tráfico de animais silvestres

Jurandi Libero e assessoria

Foto:  Proteção Animal Mundial / Reprodução
A ONG Proteção Animal Mundial se focou no bem-estar animal durante a Virada Sustentável Rio de Janeiro 2019 e teve campanha intitulada “Encaixotados: Você consegue sobreviver” destacando a crueldade que se prática na captura dos animais silvestres e no transporte inadequado, ação ilegal desde a captura até o cativeiro numa cela.

Parte desta campanha foi intitulada “Animal silvestre não é pet” contou com o apoio do grupo Escoteiros do Brasil e podia ser visitada durante o evento.  O que a ONG quis enfatizar durante a campanha foi que existe uma grande diferença entre animal doméstico e domesticado.

O animal doméstico tem um comportamento mais dócil, mais dependente e menos violento e necessita do homem, em partes, para sobreviver. Isto acontece geralmente com cães, gatos, porcos, bovinos, cavalos etc.

Já o animal silvestre, permanece em seu estado natural. Capturar, prender, domesticar é praticamente impossível, e mesmo que seja capturado há uma predominância dos seus instintos naturais e mais cedo ou mais tarde isto aflora.

E por viverem livres na natureza, a adaptação causa um alto índice de mortalidade, isto começa na captura e no aprisionamento para o transporte, o que geralmente causa um stress muito grande que pode causar na morte, depois vem a readaptação ao novo habitat, que muitas vezes é uma gaiola, um viveiro, sujo, apertado e sem condições mínimas de sobrevivência.

No ponto de vista de muitos ambientalistas o bem-estar animal é deixar cada animal no seu habitat e quanto aos domésticos, eles tem que serem tratados com o devido carinho, cuidados, alimentação e condições de saúde e higiene.