Hemosul da Capital entra em situação de emergência

 Desde segunda-feira os estoque estão baixos para sangue "O" positivo e negativo

Por Layane Borges

Arquivo Hemosul


Com baixo estoque de sangue, Hemosul Coordenador, entra em situação de emergência para os tipos “O” positivo e negativo, apenas com 7% e 5% de capacidade, respectivamente. Desde da última segunda-feira (8), o número de doadores diários não atinge a quantidade de 100 pessoas, o que acaba prejudicando o atendimento de toda a rede em Mato Grosso do Sul. 

Em Campo Grande além do Hemosul Coordenador, as doações podem ser feitas na Santa Casa e Hospital Regional. No interior as unidades coletoras funcionam em Dourados, Três Lagoas, Ponta Porã, Paranaíba e Coxim. A rede também possui unidades de armazenamento e distribuição em Aquidauana, Corumbá, Naviraí e Nova Andradina.

Como doar

Para se doar ou se tornar um doador é só comparecer na unidade do seu município, portando documento pessoais, estar bem alimentado e bem de saúde. é necessário ter entre 16 e 69 anos e pesar 51 quilos ou mais. Além disso, é importante ficar atento ao intervalo para quem se vacinou contra a covid (Coronavac 48h, já Astrazeneca, Pfizer e Janssen intervalo de 7 dias).

O Hemosul reforça que doenças respiratórias deixam o doador inapto enquanto estiver doente. Homens podem doar sangue até quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses. Mulheres podem doar até três, com intervalo mínimo de três meses.
Tags